IMPOSTO NÃO É ROUBO


Você sabe o que é uma sociedade?

Uma sociedade é a união de pessoas unidas em grupos, famílias, crenças, culturas, casas, bairros, cidades, estados e países, e que, querendo ou não colaboram uns com os outros (estão conectados). Isso significa que todo cidadão tem obrigações com a sociedade. Se você decidir que não quer fazer mais parte da sociedade você pode, ao menos em nosso país:

(1) criar movimentos e se unir a várias pessoas para mudar a sociedade (feminismo, anarquismo, socialismo, comunismo entre vários outros)

(2) pode ir morar em outro país ou seja, iniciar sua jornada em outra sociedade que melhor "se encaixe" com o que você acredita ou "acha" ser melhor pra você.

"Mas sou obrigado a ajudar e a pagar impostos? não quero isso!"

Você acha que estudar é uma obrigação? Você estudou por muito tempo e também sabe que estudar é uma obrigação e principalmente sabe que essa obrigação é muito boa. Sem a obrigação do estudo, você não seria capaz de ler, escrever e muito menos debater sobre se o imposto é roubo. 

Querendo ou não você sabe que obrigações não são roubos, principalmente quando a obrigação garante algo muito bom, como no caso aprender a ler, escrever, para poder debater que imposto é roubo. E o interessante é que, por mais que a educação no Brasil não seja lá essas coisas, ainda assim milhões de pessoas usufruem desse benefício e muito provavelmente você usufruiu desse benefício. Sendo assim, eu te pergunto: de onde vem o dinheiro para pagar tudo isso e manter a sociedade organizada e estruturada como está?

Exatamente! Dos impostos. 

Imposto é uma obrigação e tem que ser tratada como tal. Você tem a obrigação de comer caso contrário irá morrer de fome. Alguma vez você falou para si mesmo que nunca mais iria comer ou respirar? Pois é. O imposto é como a comida ou como o ar que respiramos.

Portanto não faz sentido dizer que o imposto é roubo. O imposto é uma obrigação. 

"E se eu não quiser mais pagar impostos?"

E é esse ponto que muitos não compreendem. Você pagaria muito dinheiro para alguém não fazer o trabalho que você precisa que ela faça? Claro que não. Agora imagine o seguinte, você usufrui de todos os benefícios que a sociedade pode oferecer pra você: carros, baladas, ruas, segurança (por mais que não seja tão boa), educação, saúde, entre várias outras coisas. Você usufrui de tudo isso. Você acha justo não colaborar ou não pagar impostos para ter tudo isso?

Se você dizer que é "justo" não pagar impostos, você nada mais é do que um sanguessuga querendo ter o que tem de melhor da sociedade sem dar nada em troca. Você quer as baladas, quer segurança, quer educação, quer comida, quer ter seu próprio negócio, quer ter um emprego e mesmo com tudo isso, você não quer contribuir.

Você acha que o governo não sabe que as pessoas dificilmente iriam cooperar por vontade própria? Você realmente acha que todo ser humano é capaz de colaborar? Veja você agora por exemplo, incapaz de colaborar com a sociedade e mesmo assim usufruindo de todos os benefícios da sociedade: celular, carro, energia, água, comida, capitalismo, trabalho, e etc. Consegue entender como sua lógica não faz o menor sentido?

Você, querendo ou não, tem obrigações com a sociedade. E essas obrigações também são obrigações coletivas. Você teria coragem de tirar 10 horas do seu dia, deixar de fazer as coisas que faz para cuidar de pessoas que tem deficiência no cérebro, que foram abandonadas pelos pais e que não conseguem se alimentar sozinhas? 

Seu imposto serve para garantir que alguém será pago para que essas pessoas possam ter uma chance de ter uma vida melhor e sobreviver. Você acha que é só isso?

Políticos, policiais, médicos, pessoas carentes, servidores públicos, professores, diretores, auxiliares, pessoas que trabalham com limpeza e assim por diante. Eu poderia fazer uma lista gigantesca relacionada ao que seu imposto paga. E você ainda assim diz que imposto é roubo?

Quero que faça um exercício comigo. Quero que pense em como seria a sociedade sem imposto. Entenda que uma sociedade sem imposto é uma sociedade Anarquista. Como ninguém paga imposto, não existe estado. Como seria essa sociedade?

Se você acredita que tudo seria ordem e mil maravilhas, entenda que isso é apenas uma ilusão. quem você acha que em pouco tempo iria dominar completamente toda sociedade?

Os monstros modernos!

Quem são os monstros modernos?

Organizações criminosas, traficantes, assassinos, empresas predadoras, e assim por diante. Se você acha que sua vida está difícil com o estado, imagine em meio a um caos, onde você teria que viver praticamente como um escravo de traficantes, criminosos, corruptos e empresas predadoras. 

A verdade é que você, assim como muitos outros foram enganados e continuam a serem enganados. E por causa disso, continuam nessa prisão mental onde não conseguem ver além daquilo que acreditam, sentem ou acham melhor. Sendo assim o imposto é ruim?

A resposta é não! Imposto é uma obrigação de todos aqueles que vivem em uma sociedade. O que torna um imposto ruim é o uso inadequado ou as cobranças exageradas, mas, e se acontecesse uma guerra onde teríamos que defender o nosso sistema contra um sistema pior, você acha justo os impostos serem maiores? 

E se acontecer de um Asteroide colidir com a terra e matar metade da população em nosso país, você acha justo os impostos aumentarem para ajudar as pessoas que estão passando por essa tragédia?

Até mesmo o aumento do imposto é justificável e isso somente acontece porque como seres humanos estamos todos conectados e em sociedade, ajudamos uns aos outros. 

Porém você precisa entender uma coisa muito importante: o sistema atual utilizasse das piores decisões, escolhas e informações, e que em consequência cria uma obrigação de sempre aumentar e criar novos impostos. Por exemplo, a guerra a drogas como conhecemos tem a intenção correta porém executada de forma errada. O que significa que os gastos com a guerra as drogas ficam cada vez maiores, mas  porque ficam maiores?

Em primeiro lugar que os senhores das drogas ficam cada vez mais bilionários, e em consequência conseguem cada vez mais poder e influência. Influência da qual será usada para fazer as pessoas os admirarem e principalmente para influenciar a politica, pagando para políticos virarem a cara, pagando para políticos não fazerem nada e principalmente matando ou ameaçando aqueles que não irão fazer o que eles querem. Como os monstros senhores das drogas crescem cada vez mais, o estado precisa de mais e mais dinheiro, caso contrário não conseguirá lutar contra eles. E o que acontece em nosso estado? Justamente isso. O nosso governo é muito pequeno perto desses monstros. Por exemplo, George Soros tem o poder equivalente e vários países juntos e ele, assim como vários senhores das drogas, fazem o mesmo em vários países.

Em consequência, é preciso criar novos impostos ou aumentar os impostos. Querendo ou não a sociedade irá entrar em colapso porque a forma como o governo lida com o problema das drogas, é a pior possível. E ao invés de solucionar o problema, acabou piorando o problema e de quem é a culpa? de forma simples, é nossa porque o governo é o que o povo escolheu, assim como o sistema. Se o povo não aprender a atacar o sistema atual, é uma questão de tempo até o sistema entrar em colapso. Por causa das decisões péssimas do sistema atual, os impostos precisam aumentar todos os anos. 

Essa é apenas uma das razões que podem levar a criação de novos impostos ou ao aumento dos impostos existentes. 

Um dos argumentos em relação a isso é que:

“Alguém que não trabalha irá viver do que você produz. Repassando o dinheiro de você para alguém que não fez” – Ideias Radicais

O problema com a lógica do Ideias Radicais e com a de Olavo de Carvalho é a mesma de todos. Eles pensam que imposto é roubo e os argumentos utilizados parecem argumentos de crianças que não entendem a complexidade da questão.

Qual é o problema?

Uma mentalidade que foi prejudicada pelo sistema atual não consegue ir além de suas limitações. O sistema atual obriga várias pessoas viverem a custas dos outros, mas isso é totalmente ruim? E a resposta é não.


Uma pessoa que ficou tetraplégica não é capaz de trabalhar como você e eu, logo essa pessoa, sem ser bancada pelo estado rapidamente iria morrer e viver em situações terríveis. Logo o dinheiro que sai de seu bolso através dos impostos servem para ajudar essa pessoa a ter uma vida digna (dentro do possível). 

O que é "roubo" é quando uma pessoa com todas as capacidades humanas em pleno funcionamento não trabalha e é bancada pelo seu esforço (bancada pelo estado as suas custas). Nesse caso, temos um grande problema. 

O que eu quero saber é se você é capaz de entender a diferença entre uma necessidade e abuso.  Quando o ideia radicais, Mises, entre vários outros dizem que imposto é roubo eles não levam em consideração as milhares de pessoas que passam fome, que não tem trabalho, que não tem condições de trabalhar. 

"ah, mas eles deveriam trabalhar"

Exatamente, mas como vão trabalhar se não existe oportunidade de trabalho? Como eles irão sustentar a família?

Agora você irá entender mais a fundo a porcaria que é o pensamento de que imposto é roubo. Imagine o seguinte cenário: o governo para de auxiliar as pessoas mais carentes. O que irá acontecer? Essas pessoas não terão condições de sobreviver. O que irão fazer? Irão invadir propriedades para tentar sobreviver, irão entrar no mundo do crime onde irão roubar, matar, assaltar, entre outras coisas. Sendo assim, como resolver o problema do crime, das drogas e dos assassinos?

Investir na guerra contra as drogas e contra o crime como tem sido feito ou seja, aumento de impostos e criação de novos impostos (que é o que você e eu odiamos). Mas qual é o problema? Não deu certo. Ou seja, o sistema atual irá aumentar os impostos para que possa intensificar uma guerra da qual tem a ideia certa porém executada de forma errada. Por causa de decisões erradas, que iniciam com o pensamento de que imposto é roubo, você piora a sociedade ao invés de melhorá-la. Eu duvido que o que você chegou a pensar sobre impostos, como "imposto é roubo", iria voltar contra você em forma de assalto, assassinatos, desigualdade, mais impostos, não é?

Você e eu sabemos que tem algo muito errado no sistema atual e em consequência no governo. Logo ter uma mentalidade simplista de "não está bom, vamos destruir ou acabar com o estado", demonstra o quanto sua mentalidade ainda não se desenvolveu corretamente. Se você não consegue vencer ideias simplistas, você é incapaz de melhorar a sociedade e muito menos o governo. 

Como expliquei antes, se não existir imposto o estado quebra e o estado quebrando nós iremos quebrar. Por que você sabe o que irá acontecer com o estado quando não existir mais dinheiro para pagar juízes, policiais, políticos e etc.?

O caos irá reinar!

Logo dizer que imposto é roubo é uma grande tolice. Analise direito para onde seu dinheiro está indo quando pagar seus impostos. No novo sistema essa questão de impostos não é um problema.

Outro ponto importante é que o invidividualismo e o coletivismo trabalham sempre juntos.

"Como? Isso é uma contradição!"

O que é uma sociedade? 

Uma sociedade é a união de pessoas unidas em grupos, famílias, crenças, culturas, casas, bairros, cidades, estados e países, e que, querendo ou não colaboram uns com os outros (estão conectados). Temos o individual (você) vivendo em grupos (sociedade ou se preferir, coletivo). A nossa sociedade diz que: cada individuo tem seus direitos e liberdades e que ao mesmo tempo tem responsabilidades com outros indivíduos

 Caso não queira pagar impostos (preço de viver em uma sociedade e usufruir de tudo que ela oferece) é necessário destruir ou acabar com o estado (Anarquismo) ou mudar o governo. O problema é que o Anarquismo é filho do sistema atual e como consequência desumano.

Caso queira, porque defendem que imposto é roubo. Clique Aqui e AQUI para lerem no Mises Brasil o que ele diz sobre "imposto é roubo", ou assista a esse vídeo do Ideias Radicais com sua lógica distorcida e a favor da Anarquia tentando mostrar de forma incoerente que imposto é roubo, confira:


Share

NOVAS PUBLICAÇÕES

14 Comments

EU TAVA COM IDEAIS LIBERARIOS E TU ME TROUXE DE VOLTA A REALIDADE

Obrigado cara, tinha visto teu link no mamãefalei

Obrigado por aparecer. Juntos vamos atualizar o sistema. O sistema precisa de uma mudança rápida. O futuro da humanidade está em jogo. Quanto mais pessoas acordarem para a realidade melhor.

Bem-vindo

vou postar mais. vai que conseguimos ser entrevistados por eles um dia e poderei derrubar todos os argumentos do Kim (que defende o sistema atual). Seria um debate interessante porém o cara não conseguiria acompanhar

Sempre julguei o imposto como benéfico se usado de forma adequada. Agora, acho que o texto nao explicou mais a fundo se ele e ou nao roubo, ou seja, vi mais justificativas de ter impostos do que argumentos se ele e ou nao roubo. Por exemplo, varias pessoas sai por ai falando se imposto e roubo ou nao simplesmente baseado no que eles acham, ou seja, nao se baseam em nada, como por ex o significado da palavra (que pode ate ser buscada em dicionarios), que e uma fonte segura (n totalmente) para entender o que e cada palavra.
Minha opiniao: nessa palavra acho que ambos podem estar certo, o que inclui a depender principalmente da perspectiva em que estamos olhando essa palavra, por ex: se jogarmos no google dicionario temos as 2 principais perspectivas
1. apropriação indébita de bem alheio -> De acordo com essa perspectiva, o imposto nao seria roubo, uma vez que pode ter impostos que sao devidos
2.crime que consiste em subtrair coisa móvel pertencente a outrem por meio de violência ou de grave ameaça -> Aqui temos o termo judirico, que ao meu ver, ha de ser necessariamente roubo, pois de acordo com essa perspectiva, uma pessoa (independemente da intencao e do uso) pelo simples fato de subtrair o bem alheio estaria constado como roubo

Bem-vindo. Em primeiro lugar não é uma questão de opinião ou "perspectiva". Quando se trata da verdade opiniões e perspectivas pouco importam.

1. apropriação indébita de bem alheio -> De acordo com essa perspectiva, o imposto nao seria roubo, uma vez que pode ter impostos que sao devidos

Que é o que justifiquei através da palavra "viver em sociedade" ou seja, ao viver em sociedade vocÊ tem uma dívida com a mesma. Nesse caso os impostos.

2.crime que consiste em subtrair coisa móvel pertencente a outrem por meio de violência ou de grave ameaça -> Aqui temos o termo judirico, que ao meu ver, ha de ser necessariamente roubo

Errado! Se você vive em sociedade e não coopera com a mesma, é um direito da sociedade se defender e como a sociedade não irá pegar em armas e ir até a sua casa e te forçar a cooperar, então o jurídico tem poder para isso. Logo não é um roubo porque quem estaria roubando é quem não paga os impostos. No caso a justiça estaria fazendo o trabalho que é paga para fazer porque alguém, quer usufruir tudo que a sociedade tem de melhor e não quer cooperar. Isso sim é um sanguessuga nojento. Se não quer cooperar com a sociedade, saia da sociedade. Agora, enquanto você viver e usufruir o que a sociedade oferece e não quer cooperar, o governo tem sim o direito de punir você por estar roubando a sociedade

Entendi esse conceito, mas ainda n concordei, vamos la (lembrando estou baseando-se no significado 2):
"Logo não é um roubo porque quem estaria roubando é quem não paga os impostos" -> Como poderia subtrair algo que nao existe? afinal, o bem da pessoa somente sera dela se voce pagar o imposto, caso contrario, ainda permanece como seu.

Posso pensar assim pra tentar refutar o argumento acima: o dinheiro esta comigo (obrigacao pagar), mas o bem ja e dela. Ainda poderia nao ser considerado roubo pelo fato de que voce poderia usufruir do ''bem dela'' sem a necessidade de violentar ou ameaçar, ou seja, seria como uma apropriacao passiva, o que na minha concepcao nao seria violento por nao ser agressivo. Porem, nesse caso o estado poderia se apropriar de forma violenta para tomar o que vc esta usufruindo (pelo fato de que nao e seu)

Porem, na minha concepcao o bem passa a ser da pessoa que necessita a partir do momento onde voce paga aquele imposto

Agora, se realmente o bem ja e dela independentemente se voce pagou ou nao, ai sim eu consideraria mesmo nesse signficado o imposto nao como roubo

Excelente por não concordar. Existem alguns problemas:

1. Quantas vezes o Estado usou de força para cobrar impostos?
2. Se o imposto é uma obrigação, qual o sentido de você não querer pagar impostos?

O problema final sempre é o mesmo: você vive em sociedade e quer usufruir do que a sociedade oferece, sem cooperar com a mesma. O imposto é sua forma de cooperar com a sociedade. Logo se você está na sociedade, e você não coopera com a mesma, você está indo contra a sociedade, logo você não é um membro que mereça continuar a usufruir dos benefícios que a humanidade criou em sociedade.

E esse é o problema. Quando alguém diz ser contra ou que não quer pagar impostos, ela não está indo contra o governo, está indo contra a sociedade. Não estão chamando o Estado de ladrão, estão chamando a sociedade de ladrões. Sem a sociedade não existe Estado. Nesse caso, quem estaria roubando é justamente aquele que não está pagando impostos. E não tem nada de errado com isso.

E o uso da força se necessário?

É muito importante o uso da força em muitas situações porém em relação aos impostos não é necessário usar a força.

Pense comigo: Se eu uso a terra para conseguir frutos, se eu não cuidar da terra, em breve não terei mais frutos para colher. Se eu cuidar da terra e cuidar da plantação (impostos) irei colher novos frutos em breve (viver muito bem em sociedade e ajudar a sociedade a ser melhor).

Quem não paga imposto, não é capaz de viver em sociedade. Agora, pegue por exemplo o Anarquismo. O tipo de imposto no anarquismo, é as pessoas contribuírem umas com as outras e se necessário decidirem o tipo de "dinheiro" (impostos) que querem entregar para manter a sociedade funcionando.

O imposto não é roubo e pode ter certeza toda sociedade usa alguma forma de imposto. A lógica a favor de que o imposto é roubo não se sustenta pelo simples fato de você viver em sociedade. PRa sociedade crescer é necessário que todos paguem impostos.

Se você vive em sociedade como a sociedade atual, imposto não é roubo. Toda lógica contra o imposto cai no mesmo problema ou seja, o problema de viver em sociedade. A ideia de debater se imposto é roubo é perda de tempo, porque alguém que diz que imposto é roubo tem outras intenções como por exemplo, trocar o estado por outro ou então não querem continuar a viver como a sociedade atual é. Para a sociedade imposto não é roubo e para alguém que não quer viver na sociedade como vivemos, imposto é roubo.

Entendi, mas, eu acho entao que ha um problema em dizer que imposto e obrigatorio pelo fato que ele e opcional, certo? Ou seja, a partir do momento onde o individuo opta por fazer parte da sociedade, tera que pagar para ter os beneficios, seria isso?
ou ate entao o que o estado cobra nao seria imposto, novamente dizendo por ele ser opcional

O resumo pratico e que todo (ou maioria) das pessoas que nasce naturalmente inconscientemente opta por escolher pagar imposto por estar fazendo parte da sociedade, seria isso?

Impostos sempre serão obrigatórios. Não faz sentido imposto ser opcional, porque a sociedade iria quebrar. O que já aconteceu no passado. Qualquer indivíduo que nasce, nasce e convive na sociedade. Portanto o mesmo precisa cooperar com a sociedade.

Porém, no futuro, não existirá mais dinheiro como conhecemos. O que significa que a ideia de impostos irá também mudar. A ideia de deixar o imposto opcional não funciona na sociedade. Afinal de contas, a quantidade de dinheiro coletada seria muito menor do que é hoje, e em consequência, teríamos enormes problemas como por exemplo, e se faltar dinheiro para colocar mais policiais na rua? Ou então, não ter dinheiro para colocar profissionais para trabalhar pra você, sem cobrarem um centavo? E o que acontecerá com as pessoas que tem necessidades especiais que dependem de seu imposto para sobreviver?

Opcional = quebrar a sociedade
obrigatório = garantir a ordem na sociedade

Imposto não é roubo e ser obrigatório não significa algo ruim. Desde quando estudar é ruim? Estudar é obrigatório. O que significa que não é ruim. O mesmo em relação aos impostos. A lógica do fim dos impostos obrigatórios é ilusória porque qualquer sociedade (comunista, socialista, anarquista) usaria alguma forma de imposto que estaria disfarçada com outros nomes.

Estudar e obrigatorio para qualidade de vida, porem nao para a vida. Essa a questao que eu to querendo dizer, de ele ser opcional pelo fato de que voce tem a opcao de desconectar totalmente da sociedade (embora muito raramente ira optar por isso). Quis dizer que ele e obrigatorio para quem esta inserido naquela sociedade, portanto, opcional no quesito de que a pessoa tem a opcao de querer ou nao estar inserido na sociedade, sendo assim, pagar ou nao aqueles impostos

Este comentário foi removido pelo autor.

Vc tem razao, imposto nao e roubo, eu apenas tinha a ideia de que ela poderia ter sentidos opostos dependendo da area que estamos analisando (o que mesmo se fosse, existiria uma correta, afinal, para explicar o que e algo nao existem 2 verdades q diferem entre si)

Postar um comentário